segunda-feira, 17 de setembro de 2007

As soluções brotam nas dificuldades

Esta semana a equipe de reportagem do Jornal Volta Grande conheceu um grupo de homens, em Passo de Torres, que trabalha com frete. Até aqui nada é novidade, a não ser o tipo de veículo que eles utilizam: carroças puxadas por cavalos. O grupo é formado por oito carroceiros. Eles dividem os atendimentos e assim cada um garante o sustento da família.

Pensando nos milhões de desempregados do nosso país, pode-se concluir que os carroceiros de Passo de Torres conseguiram encontrar uma solução criativa e inédita. Você percebe que são nos momentos de sufoco que as respostas aparecem? É na dificuldade que o poder de criação do homem começa a funcionar. Nossa mente aciona mecanismos durante situações adversas para encontrar as saídas. Não importa o tamanho do obstáculo, para tudo existe uma forma de superação, mesmo que às vezes, o melhor a fazer é deixar de lado e seguir adiante.

Quantas pessoas já encontraram um modo alternativo de ganhar o pão de cada dia. É gente criativa e corajosa, como os carroceiros de Passo de Torres. Gente que não se entrega às lamentações, que pensa em diversas possibilidades, diversas hipóteses, e usam todas as suas forças e toda sua fé para alcançar seus objetivos. As grandes obras começam com pequenos desejos, que se transformam em grandes sonhos, mas que só se tornam realidade se houver perseverança e capacidade para tomar decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário